Com muita devoção foi celebrada a Solenidade de Corpus Christi em Rosário da Limeira e Belisário. Tapetes coloridos e grande participação de fiéis marcaram a festa na qual celebramos o grande Dom de Deus para nós, seu Corpo e Sangue, alimento para nossa caminhada.
sexta-feira, 31 de maio de 2013
quarta-feira, 22 de maio de 2013
Visconde do Rio Branco celebra Jubileu de Prata de Vida Religiosa de Frei Gilberto
Na terça-feira, 21 de maio, a Igreja Matriz de Santo Antônio, em Visconde do Rio Branco, ficou repleta de amigos e parentes de Frei Gilberto, além, é claro, da Ordem Franciscana Secular e de fiéis de Rosário da Limeira, para celebrar os 25 anos de Vida Franciscana de Frei Gilberto.
Uma bela e bem preparada celebração com direito a slides da vida de Frei Gilberto e depoimentos de amigos, foi uma verdadeira ação de graças pelos anos de franciscanismo vividos pelo frade.
Em sua homilia, Frei Gilberto fez um breve depoimento sobre sua trajetória nestes 25 anos, partilhando suas alegrias e angústias, bem como a mudança da Ordem dos Frades Menores para a fundação dos Franciscanos de Santa Maria dos Anjos.
Uma bela e bem preparada celebração com direito a slides da vida de Frei Gilberto e depoimentos de amigos, foi uma verdadeira ação de graças pelos anos de franciscanismo vividos pelo frade.
Em sua homilia, Frei Gilberto fez um breve depoimento sobre sua trajetória nestes 25 anos, partilhando suas alegrias e angústias, bem como a mudança da Ordem dos Frades Menores para a fundação dos Franciscanos de Santa Maria dos Anjos.
Noite de Música Clássica em Belisário
Uma noite diferente em Belisário... Para comemorar seus 150 anos, o Distrito recebeu na Igreja Matriz de Santo Antônio, completamente cheia, o Coral da AABB, de Belo Horizonte e da Orquestra Sinfônica de Nova Lima. Um show musical diferente do que comumente estamos acostumados a ouvir.
As crianças das escolas de Belisário também tiveram o momento de estrelas: participaram com suas vozes de músicas acompanhadas pela orquestra. Uma beleza!
Que aconteçam mais encontros como esse! Viva a boa música!
As crianças das escolas de Belisário também tiveram o momento de estrelas: participaram com suas vozes de músicas acompanhadas pela orquestra. Uma beleza!
Que aconteçam mais encontros como esse! Viva a boa música!
sexta-feira, 10 de maio de 2013
Encontro de Religiosos em etapa de noviciado
Dos dias 07 a 09 de maio aconteceu em BH o encontro do Novinter (Encontro de Religiosos(a) em etapa de noviciado). Este se deu no convento das Irmãs Carmelitas, que fica no bairro Planalto, em Belo Horizonte-MG. Contou com a participação de vários frades e freiras de muitas congregações e ordens de diferentes carismas. Estiveram presentes nosso frades noviços Fr Delkson, Fr José Gomes, Fr Luiz e Fr Radamés. O encontro foi assessorado pelo Pe Pinheiro, religioso salesiano, coordenador do curso de filosofia no ISTA(Instituto Santo Tomás de Aquino), em BH. O Tema foi "Consciência Critica e visão do mundo eclesial antes e depois do Concílio Vaticano II". Foi de grande proveito e importância para a reflexão dos jovens Religiosos.
quinta-feira, 9 de maio de 2013
Cavalgada parou Belisário
No último domingo, 05, Belisário foi "invadida" por cavaleiros e muitos visitantes que vieram para a tradicional Cavalgada. Segundo a organização, cerca de 600 cavalos participaram do evento que faz parte das comemorações dos 150 anos do Distrito de Belisário.
Fotos: Silvan Alves. Veja mais no site www.silvanalves.com.br
Mais de 8 mil participam de Bote Fé na Juventude em Juiz de Fora
Mais de 8 mil pessoas, dentre jovens, crianças, adultos e idosos participaram do "Bote Fé na Juventude" da Província Eclesiástica de Juiz de Fora (que abrange as Igrejas Particulares de Juiz de Fora, São João del-Rei e Leopoldina), nesse domingo (5 de maio). O evento começou com concentração na Praça da Estação, no centro de Juiz de Fora. Logo após, a multidão seguiu em caminhada, acompanhada por trio elétrico, até a Catedral Metropolitana. O encerramento foi com missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e pelos bispos de São João Del Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart e de Leopoldina, Dom José Eudes Campos Nascimento.
Durante a concentração, jovens participaram de evangelizashow e apresentações culturais. Os participantes vestiam abadá (camisa customizada com a marca do Bote Fé) e a alegria tomava conta dos presentes. A caminhada rumo a Catedral Metropolitana foi acompanhada com Trio Elétrico, música católica e também pelas três réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (cruz e ícone de Nossa Senhora) das (arqui)dioceses. O percurso foi marcado por três paradas com bênçãos para os jovens de São João Del-Rei, Leopoldina e Juiz de Fora proferidas, respectivamente, pelos seus bispos.
Na missa, a igreja ficou pequena e os jovens lotaram os corredores laterais e também o altar. Logo no início da celebração, jovens carregaram as réplicas dos símbolos e depositaram no altar. A entrada da Bíblia surpreendeu os presentes: uma miniatura do Cristo Redentor trazia em seu coração o Livro Sagrado.
Durante a homilia, o arcebispo Dom Gil destacou que a Igreja acredita que a juventude pode construir a civilização do amor. "A igreja confia nos jovens e por isso realiza a JMJ para reunir milhões deles, para dar Jesus Cristo a eles", destacou.
Participantes afirmam que Bote Fé cumpriu missão de evangelizar jovens
A pequena Maria Alice Eiterer (8) estava acompanhada de toda a família e garantiu que a festa estava "muito bonita". Já a paroquiana de Santíssimo Redentor (Bairro Borboleta, Juiz de Fora), Maria Lúcia Rezende, contou que ela e sua comunidade estavam empenhados para a realização do evento, principalmente para a acolhida de 100 jovens de São João Del-Rei para um almoço.
Para o jovem da diocese de São João Del-Rei, Douglas de Oliveira, participar do Bote Fé na Juventude é uma experiência única, uma reflexão. "Acho importante para conhecer pessoas que, assim como eu, querem o caminho da religião. Sempre quando eu posso, participo das atividades da igreja na minha cidade e eu espero que o espírito deste evento continue, que não seja só hoje", destaca.
O jovem pertencente a Paróquia Divino Espírito (Bairro Progresso, Juiz de Fora), Mateus Aristides, garante que eventos como o Bote Fé ajudam a inserir aquele que não pertence a movimento de Igreja. "Aqui é trabalhado o objetivo do jovem. Além disso, é uma preparação espiritual para a JMJ. Que os jovens saiam daqui cheios do Espírito Santo para a jornada".
A caravana de Liberdade/MG saiu às 10h rumo a Juiz de Fora. Nela estava o jovem Esmael Felipe de Novaes que garante que "é muito importante este tipo de evento para a juventude, anima, diverte. É uma diversão santa para nós. Vou levar esperança e unidade para minha vida. Vou à JMJ no Rio e minha expectativa é grande porque vai ser um momento único", destaca
Para o arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil, "é uma grande emoção para nós todos da igreja, para nós bispos, ver esta multidão toda aqui participando da caminhada, todos rumo a JMJ em julho. É um encontro dos jovens com Cristo". Segundo o pastor de São João del-Rei, Dom Célio, a troca de experiência dos jovens das três dioceses é muito importante para os bispos. "Nós acreditamos nos jovens. Sabemos que eles vão transmitir a fé a outros jovens". O bispo de Leopoldina, Dom José Eudes, destacou o grande carinho que tem com a juventude e também ressaltou o grande poder evangelizador dos mais novos.
Texto: Site da Arquidiocese de Juiz de Fora
Com fotos: Lúcio Vargas / Inês Abrita
Texto: Site da Arquidiocese de Juiz de Fora
Com fotos: Lúcio Vargas / Inês Abrita
sábado, 4 de maio de 2013
Beata Nhá Chica
As Irmãs Franciscana do Senhor, residentes em Baependi-MG, são as zeladoras do Santuário dedicado a Nhá Chica, beatificada no sábado, 04 de maio.
O pequeno município mineiro de Baependi (400 km de Belo Horizonte) vai ser palco neste sábado (4) da cerimônia preparada pela Igreja Católica para oficializar a beatificação de Nhá Chica, a leiga Francisca Paula de Jesus, primeira negra a ser declarada beata no Brasil.
O ritual de beatificação acontecerá no Santuário Nossa Senhora da Conceição, onde estão hoje os restos mortais da candidata à santa.
Filha livre de uma ex-escrava, Nhá Chica nasceu em meados de 1810, em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João Del Rei (MG). Mudou-se para Baependi aos oito anos, com o irmão, quatro anos mais velho, e a mãe, que morreu quando ela tinha 10 anos, deixando-os sozinhos.
Em Baependi, viveu uma vida de caridade, recebendo pessoas para dar conselhos e ajudando os mais necessitados, o que lhe conferiu o título de "mãe dos pobres".
Quando morreu, em 1895, Nhá Chica já tinha fama de santa, mas o reconhecimento oficial demorou a vir. A comissão em prol de sua beatificação só teve início quase 100 anos mais tarde, em 1989.
Antes de se tornar santo, o candidato é reconhecido como servo de Deus, venerável e beato, com o reconhecimento de um milagre. O título de santo só é concedido a quem tem dois milagres reconhecidos.
Nhá Chica passou a ser considerada pela Igreja Católica como serva de Deus em 1991 e, no começo de 2012, foi reconhecida como venerável.
Há apenas dois santos no Brasil: Madre Paulina, que nasceu na Itália e veio para o Brasil aos 10 anos, foi canonizada em 2002; e Frei Galvão, que nasceu em Guaratinguetá (SP), se tornou o primeiro santo nascido no Brasil em 2007.
Milagre em Caxambu
O milagre que permitiu o início do processo de Nhá Chica foi a cura de um grave problema de nascença no coração da professora aposentada Ana Lúcia Meirelles Leite, de Caxambu (MG).
Quando foi diagnosticada com o problema cardíaco, em 1995, Ana Lúcia foi orientada por médicos de Varginha (MG), Belo Horizonte e São Paulo a passar por uma cirurgia imediatamente. Ela então rezou e pediu a intervenção de Nhá Chica. Logo depois, teve febre e não pôde ser operada. Seis meses depois, quando decidiu remarcar a operação, novos exames constataram que ela estava curada.
Em outubro de 2011, a pedido do Vaticano, uma comissão de médicos validou a cura como milagre. O reconhecimento foi assinado em junho de 2012 pelo então papa Bento 16.
(Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/05/04/nha-chica-primeira-beata-negra-do-brasil-e-reconhecida-neste-sabado.htm )
quarta-feira, 1 de maio de 2013
Dia do Trabalho em Rosário da Limeira
Nossa paróquia de Rosário da Limeira celebrou o Dia do Trabalho com uma animada missa em honra de São José Operário. A celebração começou com uma caminhada que saiu da Igreja Matriz e foi para o cruzeiro que fica em um dos pontos mais altos da cidade. Aos pés da cruz foi celebrada a Eucaristia onde se pediu a bênção sobre os locais de trabalho e emprego para os que não o têm. São José Operário rogai por nós!
Assinar:
Postagens (Atom)