segunda-feira, 28 de junho de 2010

Formando Agentes Ecológicos

Durante a quaresma pudemos refletir acerca de nossa relação com a Mãe Terra, constantando o quanto uma visão utilitarista e comercial predomina em grande parte das relações do homem com a natureza. O dinheiro e o consumismo desenfreado, têm gerado grande destruição de nosso Planeta.

Como Franciscanos, herdeiros de uma espiritualidade ecológica, de defesa da vida, não podemos ficar inertes e calados. Por isso, unimos nossas forças com vários grupos e pessoas de Rosário da Limeira e região que estão comprometidos com a defesa da natureza.

Iniciamos um Movimento Ecológico que buscará mobilizar toda a população limeirense para a urgência de novas práticas que respeitem o Meio Ambiente.

Em 2010 celebramos  o Ano Internacional da Biodiversidade. Momento oportuno para conhecermos e defendermos a grande riqueza de seres vivos que temos em nossas matas (vale lembrar que o território de Rosário da Limeira ainda é coberto, em grande parte, por Mata Atlântica!).

Por isso, iniciaremos um curso de formação para Agentes Ecológicos. O curso acontecerá todas as terças-feiras do mês de julho no salão paroquial. Temas como consumo, lixo e reciclagem, preservação de matas e nascentes, erosão, matas siliares, fossas sépticas, uso de agrotóxicos, mineração e higiene, serão tratados ao longo dos encontros.

Unindo nossas forças poderemos criar uma cultura de preservação, de consumo consciente e amor a todas as criaturas, a Fraternidade Universal sonhada por Francisco de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário