Santa Clara de Asssis e de Hoje
Queridos Irmãos e Irmãs,
Paz e Bem !
É com muita alegria que me dirijo a todos vocês, presentes aqui nesta celebração, bem como aqueles e aquelas que estão ausentes, mas unidos em “torno”de Santa Clara.
Quero lembrar aqui, especialmente as Irmãs Clarissas, que estão em seus Mosteiros jubilando com essa celebração e expressando a felicidade de vencer os obstáculos e o tempo para manter vivo o Carisma de que brotou em Assis e irradiou para o mundo.
Esta celebração quer ser um “marco”na história da Família Franciscana, porque Deus nos concedeu a graça de celebrarmos os 800 anos do Carisma de Santa Clara que permanence tão vivo depois de oito séculos.
Vale lembrar que, conforme planejamos para dá o sentido de unidade, em muitos lugares deste imenso Brasil, a Família Franciscana está reunida e unida louvando a Deus por nos ter dado Santa Clara de Assis como exemplo de discípula fiel. Ela pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de seguí-lo. E podemos dizer que Santa Clara foi mais nobre ainda por sua humildade e simplicidade. Sua grandeza se fortaleceu na pequenez.
Que esta celebração nos provoque a viver de maneira mais simples e fraterna. Que onde quer que estejamos possamos expressar nosso amor ao próximo, em gestos e palavras, que não queiramos nem desejemos ser superior a ninguém. Vamos construe uma sociedade mais justa e solidária, porque assim estaremos contribuindo para a Paz acontecer.
Meus Irmãos e minhas Irmãs, numa só voz, peçamos a Deus por intercessão de Santa Clara: clareai as nossas mentes e nossos corações. Clareai as nossas vidas para que sejamos luz uns para com os outros.
Obrigado a todos e a todas que contribuiram para a organização desta celebração.
Boas Festas e fiquem com Deus!
Irmã Maria Petronila de Sousa Soares, smic
Presidente Nacional da FFB
Em, 17 de abril de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário