terça-feira, 1 de maio de 2012

Maria, mulher contemplada



“Para completar o homem Deus a fez mulher,
Mas para participar do milagre da vida Deus a fez mãe...
Para os desafios da sociedade Deus a fez mulher,
Mas para o amor, a ternura e o carinho Deus a fez mãe...”

Maio é um Mês dedicado a Maria. Em todos os quatro cantos do mundo, essa mulher, de tantos nomes e títulos vem reanimando a vida de nossos cristãos e, com sua história de doação e amor é sinal de luz em nossas comunidades.
Ela, que se apresentando em Fátima, Lourdes, Aparecida, Mediugórie e em tantos outros lugares deseja também manifestar a sua graça em cada lar, em casa família, em cada coração.
Sua experiência tão serena e cheia de Deus nos reanima na fé e com seu exemplo somos impulsionados a buscar nossa intimidade com Deus, o criador, através do silêncio, da oração e do comprometimento com a causa do evangelho.
Olhando para a vida da Virgem Imaculada, preservada no amor e na doçura, vemos seu exemplo de mulher forte, aberta a novidade de Deus, marcada pelo seu sim sem reservas e gratuito.
 Sua dedicação, seu desnudar-se e seu serviço tornou-a Bem Aventurada entre as mulheres.  Por isso, diante das provações, ela proporcionava suas forças, na tristeza reanimava-se de coragem, nas dúvidas buscava esclarecimento e se fortificava na fé e na alegria animava-se no amor.
Sua mensagem deixada pelo exemplo de sua vida é modelo para todos os batizados que comprometidos com o Reino devem abraçar-se na causa dos discípulos e missionários anunciando a Boa Nova da paz, do amor e da justiça.
Maria é a mulher “cheia de Deus”, com-templ-ada. Ela é escolhida não por merecimento, mas por pura Graça e responde como serva e discípula. (cf.Lc1, 38) Ao acolher o Salvador, “o bendito fruto do vosso ventre” ela se torna autêntica destinatária da benção tanto quanto Jesus, nome que traduzido significa “Deus Salva”.
Maio é também o Mês das Marias, das mães, que aqui neste mundo são sinais significativos de doação, amor e cuidado.  Assim, queremos lembrar em especial das mães ainda meninas e as menos jovens já cansadas pelo peso da vida, as mães precocemente envelhecidas, gastas e doentes que são tantas vezes esquecidas, as Mães solitárias, paradas no tempo, não visitadas, não desejadas e hoje abandonadas num qualquer quarto, lembramos também das Mães que não tendo dado à luz fisicamente, são Mães pelo coração e pelo espírito, pela generosidade e abnegação, enfim rezamos por todas as mães que se sacrificam, doam a vida apesar das canseiras, dores e trabalhos, sorrisos e lágrimas.
Que a paz, o amor, e saúde se difundam sobre toda a terra e que nossas Mães sejam cada vez mais valorizadas, amadas e respeitadas. Que o Espírito Santo, vindo em Pentecostes seja um sinal vivo de que a luz deve vencer as trevas, de que o amor deve vencer o ódio, de que a união deve vencer os sinais de exclusão e abandono.
Que o coração de Maria, seja o modelo para os nossos sentimentos interiores. Que a serenidade, a gratuidade e a doação vividas por Maria sejam estímulo para a vida de nossas mães. A todas as nossas “Marias” deste século, o nosso abraço e nossas orações. Que o Senhor abençoe e santifique nossas mães, nossas famílias e nossos lares, pela intercessão de Santa Maria dos Anjos. Amém.

Frei Weisller Santos, fsma

Nenhum comentário:

Postar um comentário