No último dia 27 de maio, a equipe de articulação e divulgação da JMJ Rio2013 divulgou os patronos e intercessores deste encontro mundial dos jovens com o Papa, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro.
Segundo a própria comissão, os patronos escolhidos, estão intimamente ligados à história do Brasil e seus exemplos de vida podem ser seguidos pelos jovens. No site da JMJ, a saber: www.rio2013.com, se lê:
“Os patronos são os pais espirituais dos jovens, lhes ensinam, como verdadeiros pais e mestres, os caminhos para a santidade. Foram escolhidos por estarem intimamente ligados ao espírito da JMJ Rio2013. Dentre estes estão também representantes da nação. O tema missionário inspira o pedido por proteção e entusiasmo para enfrentar os desafios da evangelização nos dias atuais. Oração e ação são dimensões inseparáveis dos discípulos-missionários de Jesus Cristo”.
Sendo assim, eis os patronos: Nossa Senhora Aparecida - padroeira do Brasil; São Sebastião – patrono da cidade do Rio de Janeiro; Santa Terezinha – padroeira das missões; Beato João Paulo II – idealizador das jornadas mundiais da juventude; e, o nosso santo franciscano Santo Antônio de Santana Galvão, frei Galvão – primeiro santo brasileiro.
A notícia da escolha de frei Galvão como um dos patronos nos alegrou a todos como família franciscana do Brasil, haja vista que a história deste país está intimamente ligada com a história dos franciscanos nestas terras. Vale lembrar que a primeira missa rezada na Ilha de Vera Cruz foi celebrada pelo frade franciscano Frei Henrique de Coimbra e que o nosso citado frei Galvão foi ordenado presbítero na cidade do Rio de Janeiro.
Nós, franciscanos de todo o Brasil, estamos nos preparando ativamente para esta jornada, e agora podemos contar com a intercessão deste grande homem, grande santo, arauto da paz e da caridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário