quarta-feira, 20 de março de 2013

Respirar Cristo



A respiração entre os seres vivos é a prova visível de que eles estão presentes na terra. A respiração é o exercício nobre de receber e expelir, alternadamente, o ar por meio do movimento dos pulmões.
Quando buscamos respirar Cristo buscamos uma tarefa comprometedora que, por característica própria daquele que buscamos, passa pela cruz, pelo calvário da paixão. Assim, para chegarmos a respirar Cristo em nossas vidas, iniciamos essa aventura pelas nossas ações, nos dedicando decididamente a imitá-lo em nossos gestos, ações, palavras e também em nosso jeito de sentir.
Sabemos que neste mundo atual estamos sempre cheios e ocupados. O primeiro passo para respirar a Cristo é silenciar-se. O silêncio é fruto do esvaziamento, e é ele que nos torna pessoas orantes, sem espiritualismos e sim de uma profunda espiritualidade e comunhão com Deus.
O segundo passo para respirar Cristo é nos comprometermos a dialogar com nossas vozes interiores que tanto nos incomoda, deixando-nos estressados, preocupados, agitados, deprimidos, cheios de dores. É olhar para dentro numa atitude de profundo desejo de conversão.
O outro passo é diagnosticar aquilo que temos carregado. Tantas vezes estamos pesados, temos nossa vida estagnada por levarmos tantas coisas desnecessárias. Respirar Cristo é olharmos para nossas mãos, muitas vezes também pesadas, e soltarmos na areia da vida as inúmeras pedras que carregamos para serem atiradas nos outros os quais condenamos como pecadores.
Respirar Cristo é ir ao encontro do que é estéril em nós. Ir ao encontro daquilo que não tem funcionado daquilo que não tem frutificado, florescido dentro do nosso coração. É ter a ousadia de um operário esperançoso que pede ao seu senhor um ano de espera, convicto de que a partir do adubo jogado em volta a planta se reanimará.
Respirar Cristo é prosseguir no caminho da vida na construção de uma sociedade solidária, comprometida com o Reino dos crucificados de nosso tempo. É ter o olhar de Jesus sobre o ladrão arrependido e oferecer ao mundo possibilidades do paraíso que deve nascer em nós.
Respirar Cristo é esforço, é disponibilidade é exercício de purificação. É buscarmos a enxergar o mundo do jeito que Cristo nos olha, nos vê. É celebramos a sua Páscoa junto aos grandes túmulos que construímos. O medo, a desesperança, a omissão, a indiferença são os lugares onde o Ressuscitado deve aparecer.
Quando conseguimos dá esses passos acertadamente ganhamos equilíbrio e nossa oração se torna mais autêntica, e, o coração mais aberto e disponível.
Quando conseguimos, mesmo com dificuldades dilatar o nosso coração, nos sintonizamos ao projeto de Deus e assim começamos a respirar Cristo.
Quem dilata o coração se esvazia. Quem se esvazia sente falta, a falta preenchida por Deus! Ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de um servo. Por isso, quem o respira busca viver nestes tempos o amor, o serviço, o perdão e a gratuidade.
Eis aí o nosso desejo. Eis a nossa vontade, nossa tarefa, nosso compromisso pascal e nossa missão: dedicarmos decididamente a fazer com que nossa vida seja respirar Cristo. Amém.

A você feliz e abençoada Páscoa do Senhor!
Frei Weisller J. dos Santos, fsma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário