segunda-feira, 29 de agosto de 2011

15ª Romaria das Águas e da Terra em Almenara

No último domingo, dia 28 de agosto, aconteceu em Almenara, Vale do Jequitinhonha, a 15ª Romaria das Águas e da Terra. Frei Gabriel, Márcio e Weisller se fizeram presentes, juntamente com vários leigos de nossa Paróquia de Santo Antônio de Belisário. Frei Gabriel e Márcio participaram de uma semana de missões que antecedeu o evento. A Romaria reuniu milhares de pessoas que vieram de todo o estado de Minas Gerais. Um grito pelo cuidado da Terra e das Águas!






terça-feira, 23 de agosto de 2011

Feira da Amizade de Belisário

Do dia 19 ao dia 21 de agosto aconteceu, em Belisário, a 11ª Feira da Amizade. Na sexta-feira à noite, Frei Gilberto presidiu a "missa sertaneja" que deu abertura ao evento. Foi uma festa muito bonita e com a participação de toda a comunidade. A exposição de trabalhos artesanais, dos frutos da terra, de trabalhos de desenvolvimento turísticos da região, foi muito visitada no "pavilhão" artisticamente montado para esse fim. Shows nas noites do evento e um criativo desfile na manhã do domingo, deram um toque de alegria ao evento. Uma festa que, sem dúvida, fortalece o vínculo de amizade entre todos os moradores de Belisário!










sábado, 20 de agosto de 2011

Jornada Mundial da Juvente: um convite aos jovens para permanecer junto dos pobres

Está acontecendo em Madri a Jornada Mundial da Juventude. Milhares de Jovens se encontram com o Papa. A JMJ é um envento que acontece a cada três anos. Alguns jovens que têm acompanhado a nossa fraternidade e que partilham de nosso projeto de vida estão participando do evento: Alexandre, João Gustavo e Rodrigo Antônio.

Ao final da via-sacra que presidiu nesta sexta-feira, às 19:30h (14:30 horário de Brasília), na praça Cibeles, em Madri, o papa Bento XVI pediu aos jovens que sejam animados pelo amor de Cristo a “permanecer junto aos menos favorecidos”.


“Vós, que sois tão sensíveis à idéia de partilhar a vida co os outros, não passeis ao lardo quando virdes o sofrimento humano, pois é aí que Deus vos espera para dardes o melhor de vós mesmos: a vossa capacidade de amar e de vos compadecerdes”, disse o papa.

Bento XVI disse que Deus não está alheio ao sofrimento humano. “A paixão de Cristo incita-nos a carregar sobre nossos ombros o sofrimento do mundo, com a certeza de que Deus não é alguém distante ou alheio ao homem e às suas vicissitudes”.

O papa recordou, ainda, os elementos fundamentais de humanidade que devem marcar a vida das pessoas. “Sofrer com o outro, pelos outros; sofrer por amor da verdade e da justiça; sofrer por causa do amor e para se tornar uma pessoa que ama verdadeiramente: estes são os elementos fundamentais de humanidade, o seu abandono destruiria o mesmo homem”, disse, citando sua encíclica Spe Salvi.

O trajeto da via-sacra ficou tomado pela multidão de jovens que participam da 26ª Jornada Mundial da Juventude na capital espanhola desde terça-feira, 16. Nas estações foram colocadas imagens do acervo artístico espanhol, as mesmas usadas na Semana Santa.

Durante a via-sacra, a cruz foi levada por jovens que têm algum tipo deficiência. Eles vieram da Terra Santa, Iraque, Albânia, Ruanda e Burundi, Sudão, Japão, Haiti, dentre outros.



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

15ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais

No dia 28 de agosto, domingo, acontecerá na cidade de Almenara a grande celebração da 15ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais.

Frei Gabriel e o Márcio irão participar do evento, inclusive das Missões que acontecerão a partir do dia 19. Também vários leigos e leigas de nossa paróquia de Santo Antônio de Belisário e de outras localidades da Diocese irão contribuir no trabalho missionário preparatório à Romaria.




Com o tema Terra e Água: dádiva de Deus, garantia de vida e lema Lutas Populares a Serviço da Vida no Campo, a Romaria das Águas e da Terra é momento de formação, informação, denuncia e também de encontro, partilha e alegria. Momento de conhecer e refletir sobre a realidade dos povos sofridos e excluídos de nossa sociedade, na qual há tanta terra, porém ao alcance de poucos; há tanta riqueza, mas sendo explorada de forma predatória e desrespeitosa, ficando o lucro para as empresas e a destruição da natureza para as famílias; há tanta água, porém sendo poluída e represada, expulsando as comunidades de suas terras, descaracterizando a paisagem e a cultura deste povo.

As missões da 15ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais vão acontecer nos municípios de Almenara, Salto da Divisa e Felisburgo, de 19 a 26 de agosto e terão três importantes celebrações. A primeira com o tema Terra, Dom de Deus e Garantia de Vida para Todos e Todas, visa trazer a reflexão sobre a importância da água e da terra, como bens indispensáveis à vida de todos os seres vivos.

A segunda, com o tema Água como Origem e Garantia de Vida, traz a importância deste elemento para vida humana e para todos os seres vivos deste planeta. A importância de cuidá-la e preservá-la, pois como um bem finito ela está acabando e vários países já sofrem com falta de água doce e potável em suas vidas.

A terceira celebração traz o tema Políticas Públicas a Serviço da Vida, pois estas devem chegar para todos os brasileiros e brasileiras, porém, o que muitas vezes se observa, é o descaso dos governantes com a saúde, educação, moradia, transporte, infra-estrutura e emprego e os que mais sofrem com isso são os pobres, àqueles sem recursos suficiente, os excluídos e marginalizados. Enquanto o povo trabalhador sofre com esse descaso, muitos políticos se beneficiam do poder para seu próprio interesse!

Sob o tema Lutas Populares a Serviço da Vida, acontecerá a celebração final das missões da Romaria, trazendo a importância da organização popular em defesa da vida! A celebração irá recordar e reviver todos os lutadores e lutadoras do povo que tombaram em defesa da vida, como Irmã Dorothy, Padre Josimo Tavares, os 5 Mártires de Felisburgo e tantos outros que deram suas vidas em busca de uma sociedade melhor.
A grande celebração da Romaria acontecerá no dia 28 de agosto em Almenara e contará com a participação de todas as paróquias da Diocese, além de caravanas de todo o estado de Minas Gerais.

Formando Guardiões da Floresta Atlântica


No último dia 19 de julho, aconteceu no Centro de Pesquisas e Conservação Iracambi o lançamento do projeto "Jovens Cientistas@Iracambi" sob iniciativa da Associação Amigos de Iracambi (OSCIP) com apoio da ONG Companheiros das Américas, da ONG Doações Globais e da empresa Vernier. Este projeto com verba prevista para acontecer durante no mínimo 01 ano, tem como grande parceiro as escolas Pedro Vicente de Belisário (30 alunos) e Maria Auxiliadora de Rosário da Limeira (60 alunos). A faixa etária dos estudantes selecionados é entre 10 e 15 anos, sendo que a escolha para participação no projeto foi conduzida por uma comissão formada de diretores/professores de Belisário/Rosário da Limeira e técnicos da OSCIP Iracambi, tendo como critérios as notas escolares e o bom comportamento.


Jovens Cientistas @ Iracambi é um programa de educação ambiental da OSCIP Iracambi que visa transformar as crianças da Mata Atlântica em guardiões da floresta. Através de educação prática, aprenderão um pouco da ciência de engenharia florestal e da coleta de dados, compartilhando estas descobertas com suas famílias e adquirindo um novo entendimento da floresta – como um recurso a ser cuidado e não explorado. Práticas racionais de conservação permitirão que as famílias de agricultores tenham acesso a verba do governo, ajudando tanto às florestas quanto às pessoas. As atividades acontecem sempre no Centro de Pesquisas da OSCIP Iracambi (viveiro de mudas nativas, trilhas, riachos e sala de aula) e se iniciam oficialmente na primeira semana de agosto, sob coordenação de 02 biólogos (Fernanda e Marquinhos). Todas as terças é a vez de uma turma de R. Limeira e aos sábados outra de Belisário . Junte-se a nós e faça sua parte! Para maiores informações: Website: http://www.globalgiving.org/projects/brazils-junior-scientists-restore-rainforest-iracambi/team/



sábado, 13 de agosto de 2011

Celebramos Santa Clara em Passos

No dia 11 de agosto, Festa de Santa Clara, nossa fraternidade esteve em Passos-MG, celebrando a festa de nossa Irmã Clara com os irmãos da nascente fraternidade da OFS daquela cidade. Foi um dia muito interessante pois, além da celebração da Eucaristia, também estivemos em alguns lugares muito especiais da acolhedora cidade.
Igreja Matriz do Senhor dos Passos

No início do dia, após oração da manhã com os irmãos e irmãs da OFS, fomos visitar uma ONG que trabalha com crianças, a entidade chama-se "Deus Proverá". Um bonito trabalho!
Crianças que participam da ONG Deus Proverá

Depois, fomos fazer visitas às Igrejas de Passos que são muito bonitas! Um passeio e tanto...
 Com Gilberto e Inês na Igreja de Nossa Senhora da Penha

Na Igreja Matriz de Senhor dos Passos

Depois foi a hora do almoço. Partilhamos saborosa comida com irmãos e imãs numa casa de acolhida de pessoas em situação de rua. Fomos muito bem recebido pelos irmãos moradores da casa, com direito até a presente: uma telha pintada por eles com estampa de Santo Antônio.



À tarde fomos convidados para uma entrevista na Rádio Comunitária Nossa Missão, onde fomos acolhidos com muita alegria e simpatia pelos locutores Edilene e Lucas. Os ouvintes enviaram perguntas e pedidos de oração. Pudemos falar de nossa Fraternidade, seu carisma e missão.



 
À noite tivemos a Solene Celebração da Eucaristia em honra de Santa Clara na Igreja de São Francisco de Assis. Presidida por Frei Gilberto e concelebrada por Padre Luiz, responsável por aquela comunidade, a celebração contou com a presença da Fraternidade da OFS que está sendo formada em Passos, bem como com muitos amigos que lá estiveram. O Jósé Geraldo pôde matar a saudade de seus tempos de frade, animando a liturgia, juntamente com Frei Gabriel e Weisller. Santa Clara, rogai por nós!





Na volta, belas paisagens do Lago de Furnas...


terça-feira, 9 de agosto de 2011

800 ANOS DA VOCAÇÃO DE SANTA CLARA DE ASSIS



Clara de Assis nasceu Chiara Ofreduccio Favarone, em 1194, da nobre família assisiense dos Ofreducci, rica, bela, fidalga e prometida como esposa para pretendente de estirpe semelhante que pudesse aumentar os bens de seu pai.

Em 1210, encontra-se com Francisco de Assis, jovem, louco e santo que revoluciona Assis com a vivência do Evangelho e com uma vida de total desapego, vivendo pobre entre os pobres. Em 1211 está nítida a conversão de Clara: aos 28 de março de 1212, no Domingo de Ramos, recebe das mãos do bispo um ramo e lê isto como um sinal da sua decisão e envio. Na madrugada do dia seguinte, foge da casa da família e vai encontrar-se com Francisco em Santa Maria dos Anjos.

É o que comemoramos, 1212-2012, a Vocação de Clara de Assis. São 800 anos! De jubileu em jubileu se evidencia a história encarnada de um carisma. Clara de Assis é a expressão mais cristalina de uma nobre mulher medieval: reclusa em seu palácio, rica de qualidades, rica de bens materiais, educada em bons costumes, foco de admiração pelas virtudes, não passa despercebida pela sua beleza, no aguardo de um bom dote para um bom casamento. Ela rompe com tudo isto para viver o Evangelho. Isto é convocação para existir no Amor Sagrado!

Havia em seu tempo mulheres que não eram valorizadas como ela, mas todas sonhavam o melhor. Clara projeta para a sua vida a perfeição cristã. Século após século não podemos nos furtar de retomar os modelos vivos de mulheres corajosas como Joana D’Arc, Catarina de Siena, Hildegard de Bingen, Brígida da Suécia, Ângela de Foligno, Tereza D’Ávila. Mulheres que, assim como Clara, nos mostram que uma coisa é inserir-se na vida das contemporâneas, outra coisa é trilhar a desafiante senda da perfeição.

Muitas destas mulheres traçaram um caminho: se não há felicidade na escolha afetiva do prometido esposo, por que não buscar o Amado que posso escolher na liberdade sagrada do coração? Se não há realização na preconceituosa sociedade de seu tempo, por que não buscar a Fraternidade? Mulheres audaciosas e fortes nos mostraram a sublimação da vida e não fracas escolhas. Não há revolta, mas sim um seguimento apaixonado. Não há um rompimento com a ilustre tradição familiar, porém a opção por abraçar uma família espiritual. Assim foi Clara de Assis. Mulher de sonhos e projetos, renunciou a suntuosos palácios e elegantes príncipes para refazer os passos de um Pobre de Assis que mostrou o caminho do Evangelho. Ela nasceu dentro de uma família de cavaleiros, buscadores de títulos de nobreza e patrimônio, aprendeu com eles a garra e a ousadia; mas direcionou esta força para uma fortaleza espiritual que venceu as dificuldades e provações da mais extrema renúncia e pobreza. Com Francisco ela ajudou, saindo de uma casa, a reconstruir outra casa: a da civilização cristã.

No silêncio orante do Mosteiro ouviu o Mestre dos mestres e ouviu Francisco. Criou uma linguagem própria e uma vocação original de amor e cuidado. Não deu só presença encantada no seguimento do Cristo Pobre; deu muito mais: sua riqueza pessoal, sua saúde, sua vida. Depois da morte de Francisco de Assis, por 27 anos, cuidou da herança que ele deixou e da qual ela também era cooperadora. Viveu 42 anos no Mosteiro de São Damião, junto com suas irmãs Clarissas, de um modo tão transparente que há oito séculos sua vida é inspiração em todos os cantos da história. Fez do seu Mosteiro um canteiro fecundo de novas sementes contemplativas de Irmãs, oração, penitência, silêncio, austeridade e acolhimento. Clara é um exemplo para o mundo mesmo escondida do mundo. Assim como Francisco tornou-se realidade e legenda. “A lenda cristã, diz Barbara Brígida, não se preocupa com o lado humano só santo; mas só se interessa pelo ouro finíssimo da divindade que nele brilha”. Como diz Joaquim Capela, OFM: “Na verdade, Clara de Assis foi a glória do feminino. Veio ao mundo para embelezar e enriquecer com os tesouros da sua ternura e bondade (...). Como seu guia e pai, São Francisco, abriu à humanidade novos caminhos de paz e de ventura. A sua benigna sombra, tão humana e ao mesmo tempo tão espiritual, paira ainda hoje na doce terra da Úmbria, toda impregnada da lembrança dos mais santos mais simpáticos do século XIII e talvez de todos os tempos” ( in Santa Clara de Assis, Editorial Franciscana , Braga, 1983)


Que alegria celebrar um jubileu desta Santa tão brilhante que ilumina há séculos nosso mundo e nosso caminho. Santa Clara, rogai por nós!

Texto publicado no Almanaque Santo Antônio 2012, editado pela Vozes, pág. 140
http://carismafranciscano.blogspot.com

sábado, 6 de agosto de 2011

11 de Agosto: Dia de Santa Clara

ORAÇÃO DO OITAVO CENTENÁRIO DE SANTA CLARA (1212-2012)



Altíssimo, Pai Celestial, por vossa misericórdia e graça, iluminastes Clara de Assis e a conduzistes pelo caminho do Cristo pobre e humilde, acolhido como Esposo bem-amado.

Ouvindo o vosso chamado no exemplo de Francisco de Assis, ela abandonou a nobreza e abraçou com jovial alegria a penitência evangélica, no serviço humilde, no silêncio contemplativo e na convivência fraterna.

Arrebatada pelo amor do Divino Esposo e espelhando-se na humanidade de Jesus, tornou-se uma luz fulgurante a brilhar para uma multidão de irmãs e irmãos.

Bendito sejais, Senhor, pelo brilho de Irmã Santa Clara, pelas tantas seguidoras de seu caminho e pelo estímulo fascinante que sua vida nos deixa a todos.

Concedei-nos, que a Família Franciscana do Brasil siga o mesmo caminho de simplicidade, de humildade fraterna, de pobreza evangélica, numa vida honesta e santa, alimentada pelo pão da Palavra e da Eucaristia, solidária com os pobres e excluídos.

Pelo Divino Espírito Santo, concedei-nos o dom da fidelidade, para não perdermos de vista o ponto de partida de nossa vocação, e prosseguirmos alegremente até o fim. Amém!

Santa Clara de Assis, rogai por nós!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Novo Postulante em nossa Fraternidade

Após uma semana de retiro, nossa Fraternidade, na Solenidade de Santa Maria dos Anjos, acolheu mais um irmão para iniciar o Postulantado: Márcio José Leocádio Costa, de Juiz de Fora.
O Postulantado tem a duração de um ano e é o período durante o qual o candidato pede para abraçar a nossa vida, com a intenção de preparar-se convenientemente para o Noviciado; e é tempo da Fraternidade, depois de oportuno e recrípoco conhecimento, decidir sobre a aceitação do postulante ao Noviciado.
A ele desejamos muitas bênçãos de Deus para esta nova etapa de sua vida!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Santa Maria dos Anjos

Como Franciscanos de Santa Maria dos Anjos, não poderíamos deixar de dar destaque aqui, neste dia, à Pouciúncula, pequena porção que São Francisco quis para si e que pediu a seus irmãos que a conservassem. Em Santa Maria dos Anjos, Francisco iniciou o Movimento Franciscano. Ali ele teve seu encontro com a Irmã Morte. Viva Santa Maria dos Anjos!

Em honta seSanta Maria
ergueu-se ermida feliz:
"dos Anjos" fora chamada,
ficava à entrada de Assis.

Francisco amava esta igreja,
que entre todas preferiu;
vivendo ali tanto tempo,
dali para o céu partiu.

Ali juntou seus discípulos
e Clara a Deus consagrou;
fundou a Ordem terceira,
que pelo mundo espalhou.

Ali brotaram três ramos
plantados por sua mão,
com seus frutos de justiça,
de paz e bem e perdão.

A todos Santa Maria
envolva em seu santo véu,
de todo mal nos guardando,
levando-nos para o céu.

Ó Cristo, que a São Francisco
surgiste qual querubim,
a ti, ao Pai e ao Espírito
o mesmo louvor sem fim.

(Hino do Ofício das Leituras da Festa de Santa Maria dos Anjos)