quinta-feira, 18 de agosto de 2011

15ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais

No dia 28 de agosto, domingo, acontecerá na cidade de Almenara a grande celebração da 15ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais.

Frei Gabriel e o Márcio irão participar do evento, inclusive das Missões que acontecerão a partir do dia 19. Também vários leigos e leigas de nossa paróquia de Santo Antônio de Belisário e de outras localidades da Diocese irão contribuir no trabalho missionário preparatório à Romaria.




Com o tema Terra e Água: dádiva de Deus, garantia de vida e lema Lutas Populares a Serviço da Vida no Campo, a Romaria das Águas e da Terra é momento de formação, informação, denuncia e também de encontro, partilha e alegria. Momento de conhecer e refletir sobre a realidade dos povos sofridos e excluídos de nossa sociedade, na qual há tanta terra, porém ao alcance de poucos; há tanta riqueza, mas sendo explorada de forma predatória e desrespeitosa, ficando o lucro para as empresas e a destruição da natureza para as famílias; há tanta água, porém sendo poluída e represada, expulsando as comunidades de suas terras, descaracterizando a paisagem e a cultura deste povo.

As missões da 15ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais vão acontecer nos municípios de Almenara, Salto da Divisa e Felisburgo, de 19 a 26 de agosto e terão três importantes celebrações. A primeira com o tema Terra, Dom de Deus e Garantia de Vida para Todos e Todas, visa trazer a reflexão sobre a importância da água e da terra, como bens indispensáveis à vida de todos os seres vivos.

A segunda, com o tema Água como Origem e Garantia de Vida, traz a importância deste elemento para vida humana e para todos os seres vivos deste planeta. A importância de cuidá-la e preservá-la, pois como um bem finito ela está acabando e vários países já sofrem com falta de água doce e potável em suas vidas.

A terceira celebração traz o tema Políticas Públicas a Serviço da Vida, pois estas devem chegar para todos os brasileiros e brasileiras, porém, o que muitas vezes se observa, é o descaso dos governantes com a saúde, educação, moradia, transporte, infra-estrutura e emprego e os que mais sofrem com isso são os pobres, àqueles sem recursos suficiente, os excluídos e marginalizados. Enquanto o povo trabalhador sofre com esse descaso, muitos políticos se beneficiam do poder para seu próprio interesse!

Sob o tema Lutas Populares a Serviço da Vida, acontecerá a celebração final das missões da Romaria, trazendo a importância da organização popular em defesa da vida! A celebração irá recordar e reviver todos os lutadores e lutadoras do povo que tombaram em defesa da vida, como Irmã Dorothy, Padre Josimo Tavares, os 5 Mártires de Felisburgo e tantos outros que deram suas vidas em busca de uma sociedade melhor.
A grande celebração da Romaria acontecerá no dia 28 de agosto em Almenara e contará com a participação de todas as paróquias da Diocese, além de caravanas de todo o estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário