domingo, 11 de março de 2012

Juninter em Belo Horizonte


Aconteceu dos dias 06 a 08 de março na Casa das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora, em Belo Horizonte, o primeiro Novínter da CRB-MG.  Nossa Comunidade, representada por Frei Weisller Jefferson, juntamente com várias congregações masculinas e femininas de todo o estado de minas compareceram com seus formandos e formadores na participação deste encontro. Assessorado por Ir. Selita, o encontro teve como tema a Formação Humana. Ao apresentar Jesus como o modelo de homem integrado, fomos convidados no decorrer do encontro a fazer esta experiência buscando recordar a nossa infância, os nossos primeiros cuidadores, bem como as dores e feridas ainda presentes no “eu menino” que habita dentro de cada um de nós.
            Ao mencionar as necessidades naturais do ser humano sendo elas físicas e emocionais, Ir Selita salientou que a felicidade não está fora, mas dentro de cada um de nós. Portanto, o autoconhecimento é para gente corajosa e que não podemos perder de vista que o amor é o que nos estrutura, sendo que nossa vocação é por prioridade servir e amar.
            Durante estes dias de convivência trabalhamos também a sexualidade e afetividade dentro da vida religiosa, e, a partir deste aspecto, fomos convocados a fazer uma avaliação pessoal, buscando nos conscientizar de que muitas vezes reprimimos no outro o que é nosso, ficando a mercê de projeções e preconceitos.
            Diante do desafio de convivência comunitária, concluímos que o cultivo da intimidade com Deus é o maior remédio para as feridas atuais. Outro importante desafio dentro da vida religiosa é a aceitação de nossa história, a não rejeição de nosso histórico pessoal, do qual nos faz pessoas livres, abertas, disponíveis de “revirar” lá dentro, buscando mudança, no desejo sincero de ser melhor. Contudo, finalizamos o nosso encontro de Novínter felizes e reabastecidos no desejo de continuar caminhando com serenidade e disposição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário