quinta-feira, 29 de março de 2012

A propósito do assassinato dos sem-terra em Uberlândia... e de tantos mais no Brasil


 Nota da Presidente da Família Franciscana de Minas Gerais



“E devem alegrar-se, quando conviverem entre pessoas insignificantes e desprezadas, entre os pobres, fracos, enfermos, leprosos e os que mendigam pela rua” (Fragmentos da Regra não Bulada, 74)



Nosso irmão, Frei Rodrigo, OFM da AFAS, Ação Franciscana de Ecologia e Solidariedade sediada em Uberlândia, enviou a nota anexa sobre o assassinato de três filhos de Deus,  assassinato este executado à frente de uma criança de cinco anos.
Neste Tempo da Quaresma, já respirando o ar da Páscoa da Ressurreição gostaria de retomar o texto de Isaias que nas entrelinhas fala de uma organização social injusta e, também, da esperança de transformação.
“Vede: eu vou criar um céu novo e uma terra nova; do passado não haja lembrança”
De um presente que com nossa participação, pode se transformar em passado mais rapidamente: hoje metade da renda total do Brasil está concentrada nas mãos dos 10% mais ricos e que os 50% mais pobres ficam com apenas 10% das riquezas produzidas. Onde mais da metade da população brasileira detém menos de 3% das propriedades rurais e apenas 46.000 grandes proprietários são donos de mais da metade as terras... Uma exclusão de um número imenso de famílias sem terra onde plantar, sem casa onde  morar.
“Vede: vou transformar Jerusalém em alegria e sua população em júbilo; eu me alegrarei com Jerusalém e exultarei com meu povo, e nela não se ouvirão gemidos nem prantos”
Prantos dos que sofrem por não encontrarem saída para as imensas dificuldades cotidianas, por não terem o que comer, não terem água potável, não terem acesso aos mais básicos direitos humanos. Por constatarem entristecidos que seu pequeno pedaço de terra vai sendo roubado para acrescentar mais e mais extensão  destinada ao agronegócio e à monocultura em detrimento da agricultura familiar; onde a cada dia, com os alimentos que chegam às nossas  mesas,  somos obrigados a ingerir um sem número de agrotóxicos proibidos fora do Brasil e aqui impostos pelas empresas multinacionais produtores de venenos lesivos à natureza e aos seres humanos...
“Já não haverá aí crianças de poucos dias nem adultos que não completem seus anos, pois será jovem quem morrer aos cem anos “
Não teremos mais sem-terra sendo assassinados brutalmente, nem índios sendo expropriados de seus territórios centenários e vendo seu povo sendo vítima de genocídio .Não testemunharemos irmãos e irmãs que lutam para que a obra da criação de Deus seja respeitada, inclusive o ser humano da qual é parte, serem  mortos como Irmã Dorothy Stang,  e tantos outros; ou serem perseguidos e injuriados como Pedro Casaldaliga, Irwin Krautler, agentes da Pastoral da Terra... E que não vejamos mais crianças desnutridas, desprotegidas, sendo assassinadas ou presenciando o assassinato de seus parentes...
“Construirão casas e nelas habitarão, plantarão vinhas (mandioca, milho, verduras) e comerão seus frutos.”
“Não construirão para que outro habite, nem plantarão para que outro coma... Não se afatigarão em vão, não gerarão filhos para a catástrofe.”
Como franciscanos somos convocados pelo Evangelho a viver nosso carisma na construção da PAZ, da FRATERNIDADE, da JUSTIÇA. Uma sociedade de respeito entre as pessoas, sem desigualdades, sem opressão. Reino de Deus onde “o lobo e o cordeiro pastarão juntos, o leão comerá palha com o boi. Não causarão dano nem estrago por todo meu Monte Santo, diz o Senhor”
Comprometidos com esta missão queremos nos colocar junto com nossos irmãos e irmãs vítimas da violência em Uberlândia e em todo o Brasil. Queremos manifestar nosso compromisso no serviço da construção do Reino.
“Não acumuleis riquezas na terra, onde roem a traça e o caruncho, onde os ladrões arrombam e roubam... Onde está tua riqueza, aí estará teu coração” (Mt 6,19-21)
Em Cristo.
PAZ E BEM
Zelia Castilho ,OFS
Presidente da Família Franciscana de Minas Gerais
Belo Horizonte, 29 de março de 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário