quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Encontro das CEBs em Montes Claros

Aconteceu, de 22 a 25 de julho, em Montes Claros (Norte de Minas), o 6º Encontro Mineiro das Comunidades Eclesiais de Base. De nossa fraternidade participou Frei Gabriel e o vocacionado Saulo, de Contagem. Também participaram Alexandre e Adair que trabalham conosco em Rosário da Limeira.

A abertura do encontro, a noite culural e o encerramento foram realizados no Colégio Marista. Participaram do encontro mais de 1200 pessoas. Fomos muito bem acolhidos pelas famílias de Montes Claros que não mediram esforços para que tudo se realizasse da melhor maneira. Os estudos foram organizados em cinco eixos temáticos: político, eclesial, social, econômico e ecológico. Esses eixos eram subdivididos em cinco subeixos. Os estudos eram feitos em cada sub eixo; os resultados das discussões eram apresentados na plenária de cada eixo e uma grande plenária no SESC.

Durante o encontro, fizemos uma marcha pelas ruas de Montes Claros, contra o extermínio da juventude. Marchamos todos firmes, com cantos, faixas, apresentações teatrais e artísticas, somados a gritos de protesto contra a violência aos jovens.

O encontro foi espaço, também, para várias denúncias e mostra de várias ações em que as CEBs estão envolvidas, dando testemunho de uma igreja libertadora, voltada para a realidade do povo pobre e mosrando que um novo mundo é possível e necessário.

Precisamos fortalecer as CEBs, pois  "gente simples, fazendo coisas pequenas em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias".

O encontro foi encerrado com a celebração eucarística presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros, Dom José Alberto Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário