quarta-feira, 8 de junho de 2011

Espiritualidade de Santo Antônio

Santo Antônio é, sem dúvida, um dos grandes santos de nossa Igreja. Sua vida de simplicidade e serviço aos pobres, associados a seu grande conhecimento das Escrituras e qualidades de bom orador, fizeram dele um dos expoentes da Teologia católica. Seus sermões ocupam páginas importantes da espiritualidade cristã.
Apresentamos aqui alguns de seus pensamentos que podem nos ajudar a melhor celebrar seu dia, a 13 de junho.
Santo Antônio, rogai por nós!





"A vida contemplativa não foi instituída por causa da ativa, mas a vida ativa por causa da contemplativa".



"A fé se compara ao peixe. Assim como o peixe é batido pelas freqüentes ondas do mar, sem que morra com isso, também a fé não se quebra com as adversidades".



"Quem está cheio das glórias do mundo se assemelha à bexiga que, cheia de vento, parece maior do que é; basta uma picadinha da agulha da morte e se verá o pouco que é".



"Não é o temor que faz o servo nem é o amor que faz o livre; mas antes o temor é que faz o livre, o amor que faz o servo".



"Em todo o corpo do homem o diabo não encontra nenhum membro tão conveniente para ser caçado, para espiar, para enganar, como o coração, porque dele procede a vida".



"A paciência é melhor maneira de vencer".



"Quanto mais profundamente lançares o alicerce da humildade, tanto mais alto poderás construir o edifício".



"Jerusalém tinha uma porta chamada "Buraco da Agulha", pela qual não podia entrar um camelo, porque era baixa. Esta porta é Cristo humilde, pela qual não pode entrar o soberbo ou o corcunda avarento. Aquele que pretende entrar por ela tem de se humilhar".



"Maria não afugenta nenhum pecador, antes, recebe a todos os que se refugiam nela e, por isso, é chamada Mãe de Misericórdia: é misericordiosa para com os miseráveis, é esperança para os desesperados".



"O coração profundo é o coração do que ama, do que deseja, do contemplativo, do desprezador das coisas inferiores. Quando te aproximas de tal coração com passos devotos. Deus é exaltado, não em si, mas em ti; a sua exaltação é a intensidade do teu amor, é a elevação do teu espírito".



"Feliz aquele que arranca de si o coração de pedra e toma um coração de carne, capaz de se doer compungido das misérias dos pobres, de modo que a sua compaixão lhe sirva de consolo e este consolo lhe dissipe a avareza".



"Oscula com a boca a própria mão quem louva o que faz".



"Acredita o estulto no conselho da raposa, fiado em que o bem transitório e mutável seja verdadeiro e duradouro".



"Não poderás levar os fardos de outrem, se não depuseres primeiro os teus. Alivia-te primeiro dos teus, e poderás levar os fardos de outrem".



"O que o Senhor faz em nós com a nossa cooperação é maior do que tudo o que faz sem nós".



"Assim como a flor, quando espalha o odor, não se corrompe, também o verdadeiramente humilde não se eleva quando louvado pelo perfume da sua vida de bondade".



"A mentira reside na língua, o roubo na mão, as extorsões no coração".



". O insensato, como um asno, ouve somente o som da palavra divina, mas o sábio percebe-lhe a força e leva-a ao coração".



"Dizem que o filho da cegonha ama tanto o pai que, ao vê-lo envelhecer, sustenta-o e alimenta-o. Isso faz por instinto. Também nós devemos sutentar o nosso Pai nos seus membros débeis e doentes e alimenta-los nos pobres e necessitados".



"A soberba, para não ser desprezada, procura encobrir-se na preciosa humildade".



" O hipócrita se assemelha ao pavão: ao ser provocado pelas crianças, mostra o esplendor das suas penas e, quando faz rodar a cauda, descobre torpemente o traseiro".



Pensamentos extraídos do livro "Ensinamentos e Admoestações", da Editora Vozes; e "Obras Completas de Santo António de Lisboa", Editorial Restauração, Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário