sábado, 9 de julho de 2011

Posse de Dom Dario em Cachoeiro do Itapemirim

Neste domingo, 10 de julho, Dom Dario Campos toma posse na diocese de Cachoeiro do Itapemirim. Na manhã deste sábado ele concedeu entrevista coletiva à imprensa local.
Dom Dario iniciou a coletiva mostrando aos jornalistas o documento oficial enviado pelo Papa, a Bula. Sem este documento o novo bispo não pode tomar posse de uma diocese. O documento vem em latim e é traduzido para português e lido na Celebração diante do colégio de consultores, para assim o bispo tomar posse da diocese.


Perguntado sobre a cidade de Cachoeiro, dom Dario disse já ter visitado o Seminário Bom Pastor, as irmãs do Carmelo São José e o parque de exposições, local da Posse, e frisou ainda sobre certo impacto com a cidade, uma vez que Leopoldina-MG, onde estava, tem cerca de 40 mil habitantes, ao passo que Cachoeiro tem cerca de 200 mil habitantes.

Sobre a sua reação ao ser nomeado bispo de Cachoeiro, dom Dario diz ter ficado verdadeiramente surpreso. Segundo dom Dario o primeiro contato foi feito via fax, onde recebeu a carta o nomeando para Cachoeiro. Dom Dario também explicou a escolha da data da publicação da transferência e da Posse. "Eu pedi a nunciatura para fazer a divulgação somente no dia 27 de abril. Pois estávamos em plena Semana Santa", disse dom Dario, frisando que esta não seria uma semana ideal para se dar esta notícia, deixando então, para depois da Páscoa.

Sobre o fato de ser nomeado para a sua terra natal, (dom Dario nasceu no município de Castelo), disse que apesar de ter saído de Castelo com apenas 3 anos de idade, sente uma sensação especial por estar de volta para a região onde nasceu. "O sentimento é de voltar às origens... Quando você entra no estado que é seu de origem, você sente algo de diferente. Mas nunca imaginei que um dia eu viria para a diocese de origem". Dom Dario revelou ainda que o seu pai, enquanto vivo, mesmo morando no Rio de Janeiro, nunca deixou de participar da Festa de São Pedro, Padroeiro da diocese de Cachoeiro.

A respeito do trabalho Pastoral, dom Dario disse que a diocese de Cachoeiro já tem uma caminhada, uma história, e que ele tem que respeitar isso, completando, "o que eu tenho que fazer é dinamizar o que existe e colocar essa Igreja na continuidade do projeto da ação evangelizadora da Igreja no Brasil... Ou seja, não é eu trazer algo, mas eu mergulhar junto daquilo que já existe, aí vamos descobrindo os caminhos a serem traçados".

Finalizando a coletiva, dom Dario deixou uma importante mensagem: "Temos que fazer parte da comunidade, estar junto da comunidade... É importante que se crie comunidade, para dentro da comunidade criar a fraternidade... Quando chegarmos perto de Jesus, frente a frente a ele, ele não vai perguntar: ‘quantas missas o senhor celebrou lá na terra, quantos padres o senhor ordenou, quantos batizados, quantas crismas? ', Jesus vai fazer uma pergunta muito simples: ‘quantas vezes você amou lá na terra? ', essa é a pergunta que está guardada para cada um de nós. Quantas vezes você deu um prato de comida a quem tinha fome, visitou um doente, visitou quem estava na cadeia? Aqui está o recado".  (Fonte: http://www.diocesecachoeiro.org.br/).



A Cerimônia de Posse de dom Dario Campos será neste domingo, 10 de julho, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim, às 15h.
 
Nossa fraternidade deseja-lhe um profícuo ministério junto ao povo de sua terra natal. Que o Senhor o abençoe e  o guarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário