segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Análise de Conjuntura de 2011

Chegando ao final de mais um ano é hora de um balanço geral. A Análise de Conjuntura que a CNBB apresentou em novembro/11 procurou recordar os principais temas que ocuparam a agenda internacional e do Brasil neste ano. No plano internacional, o destaque fica por conta da crise financeira mundial. Seu agravamento levou o Pontifício Conselho Justiça e Paz a emitir a nota “Para uma reforma do sistema financeiro e monetário internacional na perspectiva de uma autoridade pública de competência universal”, que será comentada aqui. Relembra-se, além disso, toda a mobilização pelo fim dos regimes ditatoriais nos países árabes, a chamada Primavera Árabe, ou as primaveras, e o movimento dos Indignados, que se espalham pelo mundo.
No plano nacional, avaliam a imagem do país no exterior criada, especialmente, pelos programas sociais de redução da pobreza. Passa-se, em seguida, a discutir dois temas que, neste ano, estiveram muito presentes nos vários ambientes do país: a laicidade do Estado e a judicialização da política.
Em relação aos movimentos sociais, a Análise recorda a luta pela reforma política, os reveses sofridos pela Lei Ficha Limpa, o processo de construção de um marco regulatório que estabeleça as relações do governo com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), a reforma do Código Florestal e os impactos das obras da Copa do Mundo 2014, com a ingerência da Fifa, ameaçando a soberania nacional.
Feita a análise, são apresentadas as notícias sobre o andamento de alguns projetos de lei no Congresso Nacional, além de alguns decretos e leis assinados pela presidente Dilma Rousseff com impactos sociais.
Excepcionalmente, o texto traz também um anexo que sintetiza de forma clara e objetiva a nota do Conselho Justiça e Paz “Para uma reforma do sistema financeiro e monetário internacional na perspectiva de uma autoridade pública de competência universal”.
Vale à pena conferir! Acesse: http://www.cnbb.org.br/site/component/docman/cat_view/228-analise-de-conjuntura

Nenhum comentário:

Postar um comentário